domingo, 12 de fevereiro de 2012

O AMOR DE DEUS

Falar do amor de Deus é falar de sua misericórdia. O amor de Deus é mais forte do que o amor de uma mãe pelos seus filhos (Is 49,14-15). Deus ama seu povo mais do que um esposo ama sua amada (Is 62,4-5).
Na 1ª Carta de S. João 4,16 ele nos diz que Deus é Amor. Ele nos ama pessoal e incondicionalmente porque somos seus filhos, criados à sua imagem e semelhança. Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar. Não importa o que tenhamos feito no passado: pecados, vícios, defeitos, infidelidade, complexos, dúvidas, o que importa é a nossa adesão , hoje, a ele. Deus criou o homem por amor e com amor. Ao enviar, na plenitude dos tempos, seu Filho único, Deus manifesta o seu grande amor por cada um de nós. No coração de Jesus celebramos todo o amor de Deus para com os homens e a expressão de toda bondade divina para salvar o homem das trevas da morte, para regenerá-lo.
Deus é o Pai que nos faz participantes de sua vida divina, aproxima-se de nós, estabelece morada em quem o ama: “Se alguém me ama...meu Pai o amará e viremos a ele e nele faremos morada” (Jo 14,23). É Jesus quem derrama nos homens o amor do Pai, amando-os com o mesmo amor com que o Pai o amou. Assim como Jesus permanece no amor do Pai, cumprindo sua vontade, assim devem os homens permanecer no seu amor, observando os mandamentos.
Deus nos ama não porque somos ou queremos ser bons mas porque Ele é Bom. “Não fomos nós que primeiro amamos a Deus, mas foi ele quem primeiro nos amou” (1Jo 4,10). Deus nos ama pessoalmente porque ele é nosso Pai. Ele nos criou e nos formou desde o seio materno (Salmo 138, 13-18).
A fé e o amor, diz S. João da Cruz “conduzir-te-ão por vias desconhecidas, ao esconderijo de Deus. De fato, a fé ... é semelhante aos pés de que se serve a alma para ir a Deus e ao amor, é o guia que conduz.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário