terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

MARIA e o SIM sem condições (Lc 1. 26-38)


O que está acontecendo em Nazaré
* Deus decide entrar em primeira pessoa na história humana. Envia o seu anjo a Maria, a Virgem-Esposa, aquela que emerge íntegra do caos da história e apta para uma nova fecundidade, a que gera o Homem-Filho de Deus.
* O anjo “entrou onde ela estava”, não em casa, mas no coração; o coração de Maria é o místico espaço no qual se faz presente o “Deus conosco”.
Naquele dia em Nazaré, acontece uma nova revelação.
* Na primeira criação (Gn 1, 26) Deus projetou o homem à sua imagem e semelhança; em Nazaré, Deus revela a Maria em que consiste esta semelhança:
Maria é definida:
1. Filha amantíssima: cheia de graça, com o Senhor sempre junto de si;
2. Chamada a ser a mãe do Filho de Deus, grande e rei para sempre;
3. Esposa envolvida e fecundada pelo Espírito Santo.
Filha, mãe, esposa: a plena realização de uma mulher e de toda criatura humana.
* As respostas de Maria: são três, como são três as palavras do Anjo:
1. Silêncio meditativo, “perguntava que sentido tinha tal saudação”. Não um silêncio vazio, mas de busca; ela quer entender o significado daquelas palavras, e saber qual o projeto de Deus para com ela, qual será a parte que lhe cabe em tal projeto.
2. Pergunta: “como é possível isto?”. O que não entende pede que lhe seja explicado, para estar ao par sobre a sua responsabilidade neste projeto singular.  O que ela deverá fazer. “Não conheço homem”: não tenho as condições para esta missão, por ser muito grande para mim.
3. Doação de si mesma, “Eis-me, sou a serva do Senhor, faça-se”. É o seu sim ao convite de Deus. Dará plena colaboração; ainda não sabe o que lhe será pedido no futuro, mas confia e se doa. E não se arrependerá jamais.  Lhe é de testemunho o seu maravilhoso “Magnificat” (Lc 1, 46-55)
* O Sim de Maria mudou a história: Lúcifer respondeu “não te servirei” ao convite do Criador. Eva lhe foi desobediente para tornar-se “como Deus” (Gn 3, 5), e sabemos como se desenrolou a história do homem a partir daquele momento: o homicídio de Caim, a confusão de Babel, a depravação de Sodoma e Gomorra... Maria, no entanto deu o seu SIM a Deus e se declarou “a Serva do Senhor”.  Foi o início de uma série maravilhosa de “SIM”, a partir daquele do Filho de Deus (Hb 10,5-7), continuando com o de José, dos Apóstolos e de tantos outros Santos que escreveram uma nova história para a Igreja e que se concluirá com os “novos Céus e uma nova Terra” (Ap 21,1) onde Deus mesmo enxugará toda lágrima do nosso rosto e será Ele o Deus conosco (Ap 21,4).
Nós X Maria:
* Deus escolhe tempo, lugar, pessoas para escrever a sua história com os homens. A escolha depende de Deus, a colaboração depende de nós.
* Maria disse o seu SIM, e deste seu SIM partiu o projeto de Deus. Hoje, o SIM cabe a nós, e do nosso SIM depende a história da humanidade, para ser em plenitude: filhos e amadíssimos: Deus é o Pai, terno e amoroso (Sl 102, 8; Ex 34, 6); serem fecundos de uma maternidade/paternidade espiritual: “cem vezes mais em, ... casas ... filhos” (Mc 10, 30); e viver uma esponsalidade divina: amor puro = comunhão perfeita com Ele e com os irmãos (Jo 14, 23).
* Reações à nossa resposta-colaboração-fidelidade:
Silêncio meditativo: a fonte é Ele, não há água nas cisternas humanas (Je 2, 13).
Oração: pedido de luz para fazer sempre a sua Vontade, discernimento para colaborar com o seu Projeto de amor.
Fecundidade: somente se fecundados por Deus – abraçados por Ele – seremos verdadeiras mães e verdadeiros pais, e a nossa vida terá significado para nós e será útil para os outros = realização plena e fecundidade segura.
 * Ainda existe espaços para a meditação no meu dia? Quando, e quais?
* A minha oração é para pedir a Deus faça o que eu quero ou para entender qual é o seu projeto e para que eu faça a sua vontade?
* Busco em Deus a minha fecundidade espiritual ou multiplico ações, projetos, iniciativas...?
Oração: Senhor: peço-te:
1. Senhor entra no meu coração, como entraste no de Maria. Encontra nele aquele místico espaço da tua presença, para que eu a carrege onde quer que eu vá.
2. Faça que eu me sinta teu/tua filho/a amado/a, para que assim eu possa expandir amor, alegria e otimismo ao meu redor. Ajuda-me a difundir sorriso e esperança.
3. Ensina-me a rezar, assim como ensinaste os teus Apóstolos, como aprendeu fazer muito bem Maria. Faça que toda a minha vida seja um cântico de louvor ao teu amor e um Magnificat para as tuas obras.
4. Conceda fecundidade à minha alma, à minha ação apostólica, à pastoral de minha comunidade, e também ao agir político da minha gente.
Contemplação: e agora?
* Novos Céus e nova Terra já estão em fase avançada de realização, mas falta ainda a minha parte, a que eu devo realizar.
* Como na natureza: eu existo desde os nove meses antes de nascer, e neste tempo construi, com a ajuda de minha mãe, a minha parte humana. Agora estou vivendo os anos de minha vida que Deus me concedeu para construir em mim a mulher espiritual, e preparar assim os novos Céus e a nova Terra que todos gozaremos plenamente na Vida Eterna. A.D

Nenhum comentário:

Postar um comentário