terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

MARIA e o SIM sem condições (Lc 1. 26-38)


O que está acontecendo em Nazaré
* Deus decide entrar em primeira pessoa na história humana. Envia o seu anjo a Maria, a Virgem-Esposa, aquela que emerge íntegra do caos da história e apta para uma nova fecundidade, a que gera o Homem-Filho de Deus.
* O anjo “entrou onde ela estava”, não em casa, mas no coração; o coração de Maria é o místico espaço no qual se faz presente o “Deus conosco”.
Naquele dia em Nazaré, acontece uma nova revelação.
* Na primeira criação (Gn 1, 26) Deus projetou o homem à sua imagem e semelhança; em Nazaré, Deus revela a Maria em que consiste esta semelhança:
Maria é definida:
1. Filha amantíssima: cheia de graça, com o Senhor sempre junto de si;
2. Chamada a ser a mãe do Filho de Deus, grande e rei para sempre;
3. Esposa envolvida e fecundada pelo Espírito Santo.
Filha, mãe, esposa: a plena realização de uma mulher e de toda criatura humana.
* As respostas de Maria: são três, como são três as palavras do Anjo:
1. Silêncio meditativo, “perguntava que sentido tinha tal saudação”. Não um silêncio vazio, mas de busca; ela quer entender o significado daquelas palavras, e saber qual o projeto de Deus para com ela, qual será a parte que lhe cabe em tal projeto.
2. Pergunta: “como é possível isto?”. O que não entende pede que lhe seja explicado, para estar ao par sobre a sua responsabilidade neste projeto singular.  O que ela deverá fazer. “Não conheço homem”: não tenho as condições para esta missão, por ser muito grande para mim.
3. Doação de si mesma, “Eis-me, sou a serva do Senhor, faça-se”. É o seu sim ao convite de Deus. Dará plena colaboração; ainda não sabe o que lhe será pedido no futuro, mas confia e se doa. E não se arrependerá jamais.  Lhe é de testemunho o seu maravilhoso “Magnificat” (Lc 1, 46-55)
* O Sim de Maria mudou a história: Lúcifer respondeu “não te servirei” ao convite do Criador. Eva lhe foi desobediente para tornar-se “como Deus” (Gn 3, 5), e sabemos como se desenrolou a história do homem a partir daquele momento: o homicídio de Caim, a confusão de Babel, a depravação de Sodoma e Gomorra... Maria, no entanto deu o seu SIM a Deus e se declarou “a Serva do Senhor”.  Foi o início de uma série maravilhosa de “SIM”, a partir daquele do Filho de Deus (Hb 10,5-7), continuando com o de José, dos Apóstolos e de tantos outros Santos que escreveram uma nova história para a Igreja e que se concluirá com os “novos Céus e uma nova Terra” (Ap 21,1) onde Deus mesmo enxugará toda lágrima do nosso rosto e será Ele o Deus conosco (Ap 21,4).
Nós X Maria:
* Deus escolhe tempo, lugar, pessoas para escrever a sua história com os homens. A escolha depende de Deus, a colaboração depende de nós.
* Maria disse o seu SIM, e deste seu SIM partiu o projeto de Deus. Hoje, o SIM cabe a nós, e do nosso SIM depende a história da humanidade, para ser em plenitude: filhos e amadíssimos: Deus é o Pai, terno e amoroso (Sl 102, 8; Ex 34, 6); serem fecundos de uma maternidade/paternidade espiritual: “cem vezes mais em, ... casas ... filhos” (Mc 10, 30); e viver uma esponsalidade divina: amor puro = comunhão perfeita com Ele e com os irmãos (Jo 14, 23).
* Reações à nossa resposta-colaboração-fidelidade:
Silêncio meditativo: a fonte é Ele, não há água nas cisternas humanas (Je 2, 13).
Oração: pedido de luz para fazer sempre a sua Vontade, discernimento para colaborar com o seu Projeto de amor.
Fecundidade: somente se fecundados por Deus – abraçados por Ele – seremos verdadeiras mães e verdadeiros pais, e a nossa vida terá significado para nós e será útil para os outros = realização plena e fecundidade segura.
 * Ainda existe espaços para a meditação no meu dia? Quando, e quais?
* A minha oração é para pedir a Deus faça o que eu quero ou para entender qual é o seu projeto e para que eu faça a sua vontade?
* Busco em Deus a minha fecundidade espiritual ou multiplico ações, projetos, iniciativas...?
Oração: Senhor: peço-te:
1. Senhor entra no meu coração, como entraste no de Maria. Encontra nele aquele místico espaço da tua presença, para que eu a carrege onde quer que eu vá.
2. Faça que eu me sinta teu/tua filho/a amado/a, para que assim eu possa expandir amor, alegria e otimismo ao meu redor. Ajuda-me a difundir sorriso e esperança.
3. Ensina-me a rezar, assim como ensinaste os teus Apóstolos, como aprendeu fazer muito bem Maria. Faça que toda a minha vida seja um cântico de louvor ao teu amor e um Magnificat para as tuas obras.
4. Conceda fecundidade à minha alma, à minha ação apostólica, à pastoral de minha comunidade, e também ao agir político da minha gente.
Contemplação: e agora?
* Novos Céus e nova Terra já estão em fase avançada de realização, mas falta ainda a minha parte, a que eu devo realizar.
* Como na natureza: eu existo desde os nove meses antes de nascer, e neste tempo construi, com a ajuda de minha mãe, a minha parte humana. Agora estou vivendo os anos de minha vida que Deus me concedeu para construir em mim a mulher espiritual, e preparar assim os novos Céus e a nova Terra que todos gozaremos plenamente na Vida Eterna. A.D

domingo, 26 de fevereiro de 2012

O artesão da vida

(Uma história sobre a descoberta do infinito amor de Deus por suas criaturas)
Um artesão se encarrega de fazer vasilhas de barro, de louça ou de cerâmica.
Um artesão pode fazer humildes cântaros para portar água fresca como formosos vasos que embelezam os palácios dos reis. Porém um vaso tem mais valor no mercado que um cântaro, porém só no mercado, porque a função prática dos vasos é principalmente decorativa enquanto os cântaros se utilizam para beber água fresca.
Entretanto, nem o cântaro nem o vaso podem existir sem o artesão. O barro misturado com água ou a argila misturada com água, sem a intervenção do artesão, estes objetos não são nada. E Nada sai deles. Os super milagres não existem. Podemos fazer a prova, recolhendo terra misturando-a com água e então amassá-la. Deixamo-la para que repouse porém não obtemos nada, já que necessitamos das mãos e do engenho do artesão para que estas tomem forma.
O artesão toma este barro em suas mãos e decide fazer um jarro ou um cântaro. Põe a massa no torno e a vai modelando com suas mãos, dando-lhe forma. Suponhamos que o barro ou a porcelana tivessem vida, e pudessem escapar do torno. Acaso não acabariam em nada? Em um montão de terra molhada, que a chuva arrastaria. Porém no torno vão tomando forma e se convertem em um cântaro ou um jarro.
Podemos pensar que já está acabado o processo, pois não, é preciso ainda que o artesão as ponha no forno, na frágua, que suportem a prova do fogo.
Também esta deve ser muito dolorosa, se os imaginamos com sentimentos. E que aconteceria se o cântaro ou qualquer um dos seus companheiros decidissem escapar do forno, da prova?
Quebrar-se-ia na primeira. Não serviria de nada. E seria necessário desfazer-se dele como um traste inútil. Existe um artesão diferente dos demais. Ele tem a particularidade de amar com loucura as suas obras. Elas, à sua vez são livres. E às vezes rechaçam o forno. Inclusive o torno. Quando um destes objetos se quebra, este artesão não deixa o cântaro quebrado, jogado em canto, pelo contrário, o toma de novo, amassando-o no torno não com água mas com Sangue, com o Sangue do Seu Filho. Porque este artesão é Deus Pai. Seu Filho, Jesus. E o cântaro ou vaso, cada homem ou mulher. O torno, a fé. O forno, a vida.
 Autor Desconhecido


O CAMINHO DE JESUS CRISTO E DOS SEUS SEGUIDORES E SEGUIDORAS

Jesus afirma que ele é “o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Os primeiros cristãos se diziam  os seguidores do “Caminho” (At 9,2; 18,26; 19,9; 19,23; 22,4; 24,22; etc). Portanto, Jesus é o Caminho pelo qual queremos chegar ao Pai, pois é Jesus que ensina o caminho de Deus (cf. Mt 22,16). Em Jesus “temos um caminho novo e vivo que Ele mesmo inaugurou” (Hb 10,20).
Foi no caminho de Emaús que os discípulos fizeram a experiência do encontro com Jesus Ressuscitado (Lc 24,13ss); foi no caminho que Felipe conseguiu a adesão do etíope (At 8,26ss); e foi também no caminho de Damasco que Saulo se encontrou com o Senhor (At 9,3ss).
Nossa vida espiritual tantas vezes foi definida como um Caminho. Jesus repete para nós o mesmo convite que fez aos primeiros seguidores: “Vem e segue-me!” (Mt 4,19-20; 8,22). Com Ele carregamos a cruz (Lc 14,27) e partilhamos toda a nossa vida (Mc 8,34) e é pelo Espírito que somos conduzidos (cf. Gl 5,16). E por isso, na Oração Eucarística V respondemos: “Caminhamos na estrada de Jesus!”.
O Caminho tem um começo, um ponto de partida. E tem o seu trajeto, o percurso e o destino final, o ponto de chegada. Para partir é necessário que antes se façam os preparativos para a caminhada: arrumar as coisas, despedir-se, preparar-se, tomar um banho... Onde Jesus começou? Para onde foi? Quem preparou o caminho para Jesus? E o nosso? Quem nos ajudou?
O caminho pode ser percorrido de diversas formas: a pé, a cavalo, de carroça, de carro, de ônibus, de carona, de trem, de barco, de avião... Como Jesus percorreu o seu caminho? Qual seria a melhor forma para nós que somos seguidores  de Jesus Cristo?
Qual caminho percorrer? Existe só um? Quais os caminhos alternativos e paralelos?
No caminho devemos levar algumas coisas: uns levam muito, tanto, outros levam o necessário.
Outros esquecem coisas necessárias e fundamentais. O que levava Jesus? O que levamos nós?
Qual é a nossa identidade? Quais os títulos que deram a Jesus pelo caminho? Se perguntarem quem somos? O que diremos?
Qual é o clima do dia da partida (calor, frio, chuva...)? E qual é o “clima” emocional (tensões, alegrias, medos...)?
No caminho Jesus encontrou tantas situações diversificadas: pedras, curvas, pontes, encruzilhadas, subidas, descidas, retas... desvios, novas estradas que chegam, estradas que saem... No caminho podemos encontrar fontes, montanhas, florestas, rios... No seu Caminho Jesus passou por cidades, povoados, barracos, casas, prédios... E nós por onde passamos?
Quais são os grupos de Jesus? (três, Doze, 72, mulheres...). Quais as organizações que nos ajudam a caminhar?
O caminho é também lugar de encontros e desencontros. Quem caminhava com Jesus? Quem ele encontrou no caminho? E à beira do caminho? Quem se extraviou pelo caminho? Quem caminha conosco? Quem veio juntar-se a nós? Quem se perdeu ou nos abandonou? Por quê? Quem está à beira deste caminho, nas margens?
Quem acolheu Jesus na caminhada? Quem lhe deu de beber e comer? E nós, quem foi que nos acolheu?
No caminho vamos encontrar muitos “SINAIS”. Quais os sinais que Jesus encontrou? Quais são os sinais que nós encontramos? No caminho existem sempre setas que indicam direções e também outdoors que vão passando suas mensagens... quais?
Quais as lições que Jesus aprendeu? Quem ajudou Jesus a entender o sentido do seu caminho? O que nós aprendemos em nossa caminhada? Quais as idéias que tivemos que corrigir?
Quais as histórias que Jesus ouviu e contou? Qual o método para ensinar? Quais as histórias que nós lembramos?
Quais os fatos que Jesus presenciou? Quais os fatos que nós presenciamos?
Quais as crises que Jesus enfrentou? E seus seguidores e seguidoras? E nós: quais foram as nossas crises? Como as enfrentamos? Conseguimos superá-las? Que feridas elas nos deixaram?

Fonte:  Artigo de Ildo Perondi, é Frei Franciscano Capuchinho, com mestrado em Teologia Bíblica pela Universidade Urbaniana de Roma. Professor de Teologia Bíblica e assessor do CEBI-PR

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Demos graças pelo aniversário natalício de nosso Fundador Pe. João Boda

" Queridas Irmãs! quando um pintor trabalha, olha constantemente o molde. Para se fazer uma pintura perfeita, leva-se muito tempo e trabalho. Eu desejo pintar na minha alma, a face do Senhor. Sei que a pintura não será perfeita, mas eu confio no Senhor e meus olhos estão fixos Nele. Ele me ajuda, por isso na minha alma devo reconhecer o Jesus humilde e obediente."  (Pe João Boda)

                                             * 23 de Fevereiro de 1871(Csepreg - Hungria)
                                            + 22  de Abril de 1933 (Szombathely - Hungria)
                                           

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quaresma: um caminho a ser feito em direção a Cristo

A Quaresma é um período de quarenta dias. Inicia-se na Quarta-feira de Cinzas, prolongando-se até a Quinta-feira Santa, antes da Missa na Ceia do Senhor. Trata-se de um tempo privilegiado de conversão, combate espiritual e escuta da Palavra de Deus.
Na Igreja Antiga, este era o tempo no qual os catecúmenos (adultos que se preparavam para o Batismo) recebiam os últimos retoques em sua formação para a vida cristã: eles deveriam entregar-se a uma catequese mais intensa e aos exercícios de oração e penitência. Pouco a pouco, toda a comunidade cristã - isto é, os já batizados em Cristo -, começou a participar também deste clima, tanto para unir-se aos catecúmenos, como para renovar em si a graça de seu próprio batismo e o fervor da vida cristã, preparando-se, assim, para a santa Páscoa. Assim, surgiu a Quaresma: tempo no qual os cristãos, pela purificação e a oração, buscam renovar sua conversão para celebrarem na alegria espiritual a Santa Vigília de Páscoa, na madrugada do Domingo da Ressurreição, renovando suas promessas batismais.
As práticas da Quaresma
A oração: Neste tempo os cristãos se dedicam mais à oração e devem acrescentar algo àquilo que já praticam durante o ano todo. Uma boa prática é rezar diariamente um salmo ou, para os mais generosos, rezar todo o saltério no decorrer dos quarenta dias. Pode-se, também, rezar a Via Sacra às sextas-feiras!
A penitência: todos os dias quaresmais (exceto os domingos!) são dias de penitência. A primeira e indispensável penitência quaresmal é no tocante à comida e à bebida: sem renúncia a algum alimento não há prática quaresmal! Cada um deve escolher uma pequena prática penitencial para este tempo. Por exemplo: renunciar a um lanche diariamente, ou a uma sobremesa, etc... Na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa os cristãos jejuam: o jejum nos faz recordar que somos frágeis e que a vida que temos é um dom de Deus, que deve ser vivida em união com ele. Os mais generosos podem jejuar todas as sextas-feiras da Quaresma. Farão muitíssimo bem! Recordemo-nos que às sextas-feiras os católicos não devem comer carne; e isto vale para o ano todo! Além da penitência na alimentação é necessário escolher algo mais como mortificação, isto é, renúncia a algo de que se gosta; por exemplo: música, televisão, internet, determinado tipo de divertimento...
A esmola: Trata-se da caridade fraterna. Este tempo santo deve abrir nosso coração para os irmãos: esmola, capacidade de ajudar, visitar os doentes, aprender a escutar os outros, reconciliar-se com alguém de quem estamos afastados - eis algumas das coisas que se pode fazer neste sentido!
A leitura da Palavra de Deus: Este é um tempo de escuta mais atenta da Palavra: o homem não vive somente de pão, mas de toda Palavra saída da boca de Deus. Seria muitíssimo recomendável ler durante este tempo o Livro do Êxodo ou o Deuteronômio ou, no Novo Testamento, o Evangelho segundo São Marcos. A leitura deve ser seguida, do começo ao fim do livro. Pode-se terminar sempre rezando um salmo...
A conversão: “Eis o tempo da conversão!”, diz-nos a Palavra de Deus. Que cada um veja um vício, um ponto fraco, que o afasta de Cristo, e procure lutar, combatê-lo nesta Quaresma! É o que a Tradição ascética de Igreja chama de “combate espiritual” e “luta contra os demônios”. Nossos demônios são nossos vícios, nossas más tendências, que precisam ser combatidas. Os antigos davam o nome de sete demônios principais: a soberba, a avareza, a tristeza (hoje diz-se a inveja, que é a tristeza pelo bem do outro), a preguiça, a ira, a gula, a sensualidade. Estes demônios geram outros. Na Quaresma, é necessário identificar aqueles que são mais fortes em nós e combatê-los! Recomendo, neste sentido, a leitura do livro “Convivendo com o mal. A luta contra os demônios no monaquismo antigo”, de Anselm Grün, Editora Vozes. Escrito por Henrique Soares da Costa

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

AVE MARIA

Quando o anjo de Deus encontrou Maria, a Virgem querida de Nazaré, ele a saudou com o maior elogio que um ser humano poderia ter recebido, especialmente porque veio da parte de Deus. Na saudação a Maria, que repetimos tantas vezes na ave-maria, encontramos o grande segredo que conjuga paz e graça. Maria é feliz, vive em paz, porque é plenamente repleta da graça de... Deus. Em Maria não existiu nenhum espaço que não fosse ocupado, completamente, pela graça de Deus. Por isso ela nunca viveu fora da graça. Por isso nunca perdeu a paz. Ela é a Virgem Feliz. Feliz Maria, porque plena de graça. Reflexão feita por Pe. Léo.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

P E R S I S T Ê N C I A

Nas lutas diárias da vida, lembre-se de que tudo tem um tempo próprio para realizar-se.
A árvore mais alta do mundo, um dia foi semente.
O mar gigantesco é formado por pequenos rios que despejam suas águas em um encontro marcado.
A hora do relógio é formada por segundos que se juntam para formar o minuto.
A casa mais bela e rica, um dia foi apenas projeto.
Assim, tudo segue um cronograma e na Lei Divina nada segue aos pulos ou com privilégios,
tudo é justiça pura.

Sabendo que o mundo é construído por etapas, que tudo está em seu devido lugar e no devido momento certo, não abandone seus sonhos, não desistas de lutar pelo seu crescimento.
Refaça seus planos se preciso for, ajuste-o ao momento atual e se agarre com Deus.
Acredite na sua força, mas acredite também que você nunca está sozinho; em nenhum momento os anjos te abandonaram, talvez você não tenha deixado eles se aproximarem, mas eles sempre estarão perto de você.

Não se assuste com as atitudes das pessoas que te cercam; nem sempre elas estão no seu melhor dia, e todos nós temos o direito de estarmos chateados ou até tristes e sem vontade de falar com ninguém. Portanto, respeite o indivíduo que existe em cada pessoa; não crie expectativas com a vida dos outros, você acaba se machucando e fazendo com que as pessoas se sintam responsáveis por atitudes que só você esperava, que você nem sequer comunicou a pessoa interessada, apenas desejou em seu íntimo.
Tudo tem seu tempo!

E o seu tempo de plantar é todos os dias; é a cada minuto. Semeie amor, distribua sementes de carinho e em breve você irá ter a maior colheita de felicidade que um ser humano pode ter. Nada supera o amor, velhas mágoas desaparecem sob a ação do amor; inimigos se abraçam em nome do amor; parentes afastados se reencontram em nome do amor, e você será abençoado pelo amor que Deus derrama, todos os dias, sobre a sua cabeça em sinal de que
Ele acredita em você, sempre!
Eu acredito em você. (Paulo Roberto Gaefke)



sábado, 18 de fevereiro de 2012

Semeadores do amor

Dizem que, quando nascemos, Deus segura delicadamente nossas mãos e nos entrega uma pequena e linda chama... A nossa essência divina, um pedaço DeLe em nós. Assim, nos envia para este mundo e diz: “Segue seu caminho e faz dessa chama uma grande fogueira... vai ser luz para os que passarem por você... vai transformar e iluminar o dia a dia daqueles que encontrar.”

A jornada é dura, o caminho é pedregoso... Vivemos dias tristes, solitários. Muitos de nós passamos por este planeta com um pequeno pedaço de cinzas nas mãos... Com aquela chama divina totalmente apagada e pouca diferença faz para o mundo.

No entanto, existem outras pessoas que levam a sério a proposta divina e conseguem acender uma “baita fogueira” a partir da pequena chama que nos foi dada na graça de Deus. Essas pessoas trazem no peito um coração inquieto que insiste em disparar diante do sofrimento e da dor do homem, trazem na alma a marca daqueles que acreditam... Daqueles que nunca desistem. São os chamados semeadores do amor...A.D


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Como acertar nas escolhas?

A cada momento precisamos fazer nossas escolhas, porque a nossa felicidade depende delas. Diante de nós sempre está “a vida e a morte, a bênção e a maldição”.
Toda escolha tem suas consequências. Se escolhemos bem, vivemos bem; por outro lado, se escolhemos mal, vivemos mal. Sempre precisaremos de muita oração e de bons conselhos para que consigamos fazer escolhas certas.
A Palavra do Senhor é luz para os nossos passos e por ela devemos nos deixar guiar de forma a vivermos como verdadeiros filhos de Deus: “Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e teus descendentes, amando ao Senhor Teu Deus, obedecendo à sua voz e apegando-te a ele, pois Ele é a tua vida e prolonga os teus dias, a fim de que habites na terra que o Senhor jurou dar a teus pais Abraão, Isaac e Jacó” (Dt 30,19-20).
Senhor, dá-nos a docilidade de mente e de coração para sempre escolhermos de acordo com a Tua vontade. Jesus, eu confio em Vós! (Texto de Luzia Santiago)

ESCOLHIDA POR DEUS!!!

Os nossos desejos são como crianças pequenas: quanto mais lhes cedemos mais exigentes se tornam !!
 Deus me escolheu para fazer a diferença em meio a multidão. Ser escolhida  por Deus não é um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes; relacionamentos sem decepções. Ser dEle é encontrar força no perdão, esperança em meio a luta, segurança em meio ao medo. É reconhecer que vale a pena servi-Lo, Apesar dos desafios, incompreensões e períodos de crise... É também atravessar um deserto e encontrar um manancial de Bençãos... É ter humildade e reconhecer “seus erros“... Ter ousadia pra dizer “me perdoe“ e capacidade pra dizer “Eu Te Amo“. Ser escolhida  de Deus é usar as pedraspara erguer um altar de testemunhos e ainda dizer: "Conheço o Senhor!!!Ele é fiel e jamais me deixará!“ Ser escolhido por Deus é ter certeza de que já somos mais que vencedores! No Amor de Cristo Jesus!!! (A.D)


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A Aguia e a Galinha - Leonardo Boff

Deus te escolheu!! Sejas muito feliz!!

Mesmo que o inimigo te queira ver caído, triste, ferido e abatido, jamais se renda não se entregue, foi DEUS quem te escolheu. Mesmo que muitos esperem pra ver sua derrota, creia que foi DEUS quem lhe abriu a porta, os planos do inimigo não vão prevalecer ainda que lancem pedradas pra lhe atingir pode ter certeza, se você cair a mão do SENHOR vem pra levantar você creia, ninguém vai vencer um Escolhido de DEUS, DEUS abala a terra, move o céu pra lhe dar vitória, Ele é fiel! DEUS dá força aos cansados e vigor aos fracos e desanimados. Até os jovens se cansam, até os moços perdem as forças e caem de tanto cansaço, mas os que esperam no SENHOR sempre renovam suas energias. Caminham e não perdem as forças. Correm e não se cansam, sobem... VOANDO COMO ÁGUIAS!!! (Is 40,29-31)
"CLAMA A MIM E RESPONDER-TE-EI; ANUNCIAR-TE-EI COISAS GRANDES E OCULTAS, QUE NÃO SABES." (JEREMIAS 33,3)
                                                                              QUE O SENHOR TE ABENÇOE!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O que falta para você dizer 'sim'?

É impressionante perceber como Deus quer se manifestar em nossa vida cada vez de forma mais surpreendente. Ele não mede limites para nos proclamar o Seu Amor "constrangedor" e vê nas nossas limitações e misérias uma oportunidade de nos surpreender a todos, demonstrando no instrumento incapaz a plenitude da Sua manifestação.
Deus tem uma fascinação especifica por aqueles que se demonstram mais limitados, mais pecadores e por isso os separa, os consagra e os lança para o Seu povo. É assim que um chamado, com um "sim" decisivo dado a cada dia, se torna vida e felicidade para quem segue a voz do Bom Pastor. Um "sim" dado para sempre, mas que se renova a cada momento, a cada passo que damos rumo à realização plena da vontade de Deus.
Há uma pedagogia própria do Senhor para atrair aqueles que foram escolhidos por Ele. Ele usa daquilo que faz parte da vida do homem e manifesta a Sua vontade. A alguns Ele chama em meio aos campos, nas "praias" da vida e a outros, em meio ao barulho das cidades de um mundo que grita, tentando impedir-nos de escutar a doce voz que nos elegeu. Basta estarmos atentos aos sinais e poderemos perceber há quanto tempo Ele vem esperando que lancemos um simples olhar em Sua direção, para que então possa nos revelar – pouco a pouco – a Sua vontade.
Deus Pai escolhe quem quer, por isso não adianta tentarmos demonstrar o quanto somos fracos para tão grande missão, escondendo e justificando os nossos medos atrás de nossas misérias, pois o Senhor nos conhece mais do que nós mesmos, por essa razão nos chamou. Assim a nossa vida passa a ser um reconhecimento de que nada somos, mas que n'Ele tudo é possível. Reconhecemos que não merecemos esse chamado, por isso mesmo transformamos a nossa vida em um ato de louvor ao Senhor, com uma gratidão eterna que precisa ser demonstrada em fidelidade concreta.
Se Deus não mede esforços para nos demonstrar isso, – e mais do que isso –, para nos convencer de que Ele nos escolheu, porque ainda estamos perdendo tempo? O que mais nos falta para dizermos "sim" e nos lançarmos na vontade do Senhor? Coragem? Decisão? Abandono? Confiança?
Não podemos negar que é muito difícil romper com toda a ideologia depositada em nossa consciência, a qual nos leva a querer seguranças e tranquilidade. Fomos formados em uma sociedade imediatista, que quer o agora e na qual tudo é para ontem. Por isso é tão difícil. Mas não é impossível!
A cada dia cresce o número de jovens, rapazes e moças, que abandonaram tudo e decidiram viver abandonados em um Amor muito maior do que eles mesmos. Mais do que seguranças é o olhar de plena felicidade e realização interior que testemunham como vale a pena seguir a voz do Amado. Jovens que tiveram a coragem de romper com tudo e se lançar na novidade que o Evangelho nos oferece a cada dia. Eles são, com suas vidas, a prova concreta de que vale a pena.
Por que você ainda continua perdendo tempo? Se for uma palavra direta ou um sinal concreto de que você precisava para dar o primeiro passo, ao ler esse texto você o encontrou. Deus, mais uma vez, está falando com você! Pode ser que o medo do "novo" seja grande, mas onde está a ousadia própria da juventude? Você já foi corajoso para fazer muita coisa que não prestava na sua vida, por que então não demonstrar toda essa coragem agora, entregando sua existência nas mãos d'Aquele que verdadeiramente o ama?
Antes de tudo é para isto que o Todo-poderoso nos chama: para sermos d'Ele. E nessa Divina Vontade está o segredo da felicidade de tantos homens e mulheres, sorridentes em meio a um mundo triste. Por essa razão, não tenha medo de entregar ao Senhor aquilo que Lhe é de direito: a sua vida. Experimente como é maravilhoso ser amado e ser instrumento desse Amor maior. Deus está gritando! O que falta para você dizer "sim"?
Texto de Renan Félix Fonte: Canção Nova



terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O mundo precisa de consagrados e consagradas que sejam…

Em tempos de grandes transformações, o mundo contemporâneo precisa de consagrados e consagradas que sejam: 
Homens e Mulheres do seu tempo, plenamente humanos/as, que se sentem filhos e filhas amados/as por Deus, chamados/as, enviados/as a ser expressão do Amor de Deus na humanidade.
Homens e Mulheres apaixonados/as por Jesus Cristo e pela humanidade, capazes de entregar suas vidas, de forma generosa e gratuita, em prol da concretização do Reino.
Homens e Mulheres que testemunham, pela sua própria vida, que é possível amar plenamente as pessoas e viver de forma livre, frente aos bens e à própria Vida.
Homens e Mulheres que buscam, acima de tudo, viver uma espiritualidade encarnada e itinerante, que os tornam sensíveis diante dos apelos de Deus, que se revelam nos sinais dos tempos e no cotidiano da vida.
Homens e Mulheres criativos/as, corajosos/as, capazes de ultrapassar fronteiras culturais, étnicas e geográficas, para anunciar o Evangelho da Vida e da Esperança.
Homens e Mulheres do povo, capazes de em tudo amar e servir. Comprometidos/as com a construção de uma sociedade fundada em novas relações políticas, econômicas e sociais.
Homens e Mulheres que marcam presença profético-solidária, num mundo em constante transformação sócio-cultural. Homens e mulheres que revelam o rosto de um Deus que continua vendo e ouvindo os gritos dos empobrecidos e excluídos do nosso tempo. De um Deus que continua descendo para libertar, resgatar e promover a vida de seu povo, através da missão de cada consagrado e consagrada.
Homens e Mulheres que ao encontrar-se com Ressuscitado nos “Caminhos de Emaus” deixam-se abrasar pelo seu amor e ousam voltar para as tantas “Jerusalém” dos nossos dias e, ali anunciam que vale a pena viver segundo o Projeto de Jesus.
Homens e Mulheres capazes de romper com as seguranças e as estruturas que limitam a fidelidade criativa do Carisma e a vivência de uma VRC refundada, criativa, solidária, profética e sinal da presença do Reino de Deus, no atual momento da história.
Homens e Mulheres capazes de alargar o espaço da “tenda” da VRC, para acolher a diversidade de cores, culturas, gerações e carismas e unir forças diante dos novos apelos e desafios da missão.
Homens e Mulheres capazes de adentrar corajosamente nos espaços em transformação, sendo presença de uma Vida Religiosa humanizadora, dedicada ao cuidado da vida humana e do cosmo.
Parabéns pela coragem e ousadia de sonhar e buscar viver com autenticidade essa proposta de Vida Consagrada. Obrigada por ser LUZ e presença amorosa, terna e misericordiosa do Deus da Vida, no meio do Povo.
Fonte: http://qualasuavocacao.wordpress.com/

Campanha da Fraternidade 2012 - Hino CF 2012 Oficial

Salmo 150

Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder. Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza. Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.
Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos. Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.
Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR.
Esse Salmo já diz tudo. Louvai o Senhor,em todo o tempo e lugar,em qualquer circunstância. Louvai ao Senhor com cânticos e com instrumentos,com todo o amor de sua alma,com toda a alegria. "No meio dos louvores Deus habita"


Deus sempre está ao teu lado

Uma noite eu tive um sonho...Sonhei que estava andando na praia com o Senhor e através do céu, passavam cenas da minha vida.Para cada cena que passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era meu e o outro era do Senhor.Quando a última cena passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia.Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso me aborreceu deveras e perguntei então ao Senhor:- Senhor, Tu me disseste que, uma vez que resolvi te seguir, Tu andarias sempre comigo, em todo o caminho. Contudo, notei que durante as maiores atribulações do meu viver, havia apenas um par de pegadas na areia. Não compreendo porque nas horas em que eu mais necessitava de Ti, Tu me deixaste sozinho.O Senhor me respondeu:- Meu querido filho. Jamais eu te deixaria nas horas de provas e de sofrimento. Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas. Foi exatamente aí que eu te carreguei nos braços.
Do livro "Pegadas na areia" - Margareth Fishback Powers - Ed.Fundamento


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

VOCÊ TEM TEMPO PARA DEUS?

Eclesiates 3,1-11

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar. Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.

               Para Deus tudo tem seu tempo e Deus quer que passemos tempo com Ele.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

IRMÃS DA ANUNCIAÇÃO

FOTOS DA PROFISSÃO PERPÉTUA DE IR. CRISTIA APARECIDA CARDOSO E 25 ANOS DE VIDA RELIGIOSA DE IR. DELIRIA VENITES E RENOVAÇÃO DE VOTOS EM MARACAJU- MS:


 














Bom dia!!! Um domingo maravilhoso a Todos

Hoje vamos pensar um pouco no seguimento de Jesus: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.” “Renuncie a si mesmo” é a primeira condição. Esta supõe deixar para traz projetos pessoais, as próprias comodidades, sacrificar as próprias inclinações, em vista de um bem infinitamente maior: a vontade de Deus, seu Projeto. É impossível seguir Jesus buscando em tudo a si mesmo. Segundo: “tome a sua cruz”.O discípulo de Jesus tem o mesmo destino de seu Mestre. Precisa aceitar o sacrifício tomar sua cruz e estar pronto a sofrer e morrer como ele. Isto é conversão. A terceira condição é seguir Jesus: “e me acompanhe” Seguir significa , antes de mais nada viver como Jesus Cristo viveu. E também, anunciar como ele anunciou.


Te louvo Senhor..

CARISMA

O AMOR DE DEUS

Falar do amor de Deus é falar de sua misericórdia. O amor de Deus é mais forte do que o amor de uma mãe pelos seus filhos (Is 49,14-15). Deus ama seu povo mais do que um esposo ama sua amada (Is 62,4-5).
Na 1ª Carta de S. João 4,16 ele nos diz que Deus é Amor. Ele nos ama pessoal e incondicionalmente porque somos seus filhos, criados à sua imagem e semelhança. Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar. Não importa o que tenhamos feito no passado: pecados, vícios, defeitos, infidelidade, complexos, dúvidas, o que importa é a nossa adesão , hoje, a ele. Deus criou o homem por amor e com amor. Ao enviar, na plenitude dos tempos, seu Filho único, Deus manifesta o seu grande amor por cada um de nós. No coração de Jesus celebramos todo o amor de Deus para com os homens e a expressão de toda bondade divina para salvar o homem das trevas da morte, para regenerá-lo.
Deus é o Pai que nos faz participantes de sua vida divina, aproxima-se de nós, estabelece morada em quem o ama: “Se alguém me ama...meu Pai o amará e viremos a ele e nele faremos morada” (Jo 14,23). É Jesus quem derrama nos homens o amor do Pai, amando-os com o mesmo amor com que o Pai o amou. Assim como Jesus permanece no amor do Pai, cumprindo sua vontade, assim devem os homens permanecer no seu amor, observando os mandamentos.
Deus nos ama não porque somos ou queremos ser bons mas porque Ele é Bom. “Não fomos nós que primeiro amamos a Deus, mas foi ele quem primeiro nos amou” (1Jo 4,10). Deus nos ama pessoalmente porque ele é nosso Pai. Ele nos criou e nos formou desde o seio materno (Salmo 138, 13-18).
A fé e o amor, diz S. João da Cruz “conduzir-te-ão por vias desconhecidas, ao esconderijo de Deus. De fato, a fé ... é semelhante aos pés de que se serve a alma para ir a Deus e ao amor, é o guia que conduz.”

DEUS É FIEL !!!

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,
Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação. SL 91

sábado, 11 de fevereiro de 2012

CONTEMPLANDO MARIA DE NAZARÉ... SUAVE CAMINHO PARA CHEGAR A DEUS

Mais um dia se finda em Nazaré, uma pequena vila da Galiléia, rodeada de colinas, delimitada por um ribeiro que tudo faz florescer. As casas do vilarejo, construídas no prolongamento de grutas naturais, abrigam pessoas simples.
Os últimos raios de sol emprestam um lindo colorido ao céu... A temperatura agradável traz conforto aos poucos habitantes daquele lugar. Os pássaros juntam-se em revoada, cantarolando uma bela sinfonia, e procuram um abrigo para a noite que já está chegando.
Em uma daquelas pequenas casas encontramos uma mulher de rara beleza. O silêncio envolvia a cena. Ela estava ajoelhada, de olhos bem fechados, orando, com o semblante iluminado e repleto da mais pura paz... Era Maria, a nossa Virgem Maria de Nazaré, noiva de José, um carpinteiro de bom coração.
Um facho de luz entra, suavemente, pela fresta da porta daquela casa e o silêncio da oração de Maria foi interrompido pelas palavras de um anjo do Senhor... Era o Anjo Gabriel... Maria se assustou com a presença desse ente...
“Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus (...). Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus (...) porque a Deus nenhuma coisa é impossível. Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.” (Lucas 11, 28-38)
Diante dessa situação tão imprevista, Maria ouve desejosa de conhecer a verdade, e tem uma atitude simples, delicada. Ela revela total adesão à palavra do Senhor e nos mostra o que é ter confiança plena na vontade de Deus. Mulher firme e de fé a nossa doce Maria! Fé de uma mulher de coração puro e simples.
Deus buscou a simplicidade e a ternura de Maria para realizar o Seu sonho de Pai. Nasceu, através dessa Santa Mulher, o nosso Menino Deus, salvador da nossa humanidade. Maria ensinou ao Filho uma porção de coisas. Com Ela o Mestre aprendeu a falar, a dar os primeiros passos e entendeu o valor dos pequenos gestos da vida humana.
Maria, a virgem do silêncio, foi capaz de guardar tudo no seu coração, com humildade, e nunca duvidou das promessas de Deus. O grande exemplo de vida que Maria nos dá é sua disponibilidade em estar a serviço do Senhor, a capacidade de se colocar à disposição de um projeto que Ela mesma não sabia como aconteceria, mas, afinal, vindo do seu Senhor, só podia ser algo bom.
O prodígio realizado na singeleza de Maria também pode acontecer em nossas vidas. Deus continua procurando a simplicidade para realizar milagres. A mesma força do Espírito Santo, que gestou Jesus no ventre abençoado de Maria, quer fazer o impossível em nós... Quer gestar em nosso coração a simplicidade, a paz e o amor, capazes de transformar o mundo!
Viver como Maria nos torna alegres e esperançosas. Beber da fonte da espiritualidade de Maria é trilhar um suave caminho para chegar a Deus... É buscar a força da caridade que tudo pode transformar, sem medo de assumir riscos. Basta acreditar e dizer: Eis-me aqui Senhor... Faça-se em mim segundo a Tua palavra! Amém!!